Visite o Canal Estudando Linguas e Temas Diversos (Powered Leco) e assista nossas videoaulas




sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Taxa de juros negativa nos EUA? Saiba o porque pode acontecer

A CNBC noticia hoje que:

Menos de dois meses depois que o Fed ter promulgou sua primeira elevação da taxa em mais de nove anos, o mercado já fala  se no futuro o banco central pode não mais aumentar a taxa de juros, mas tornar as taxas preferencialmente negativas.

A Intensificando dos temores de recessão e a volatividade dos mercados financeiros por outros bancos centrais se movendo em direção a taxas negativas têm desencadeado especulações sobre se o Fed pode ter que reverter o curso da sua política de aperto monetário.

Taxas negativas em os EUA seria uma medida altamente incomum. No entanto, várias autoridades do Fed de alto escalão, incluindo Presidente Janet Yellen, vice-presidente Stanley Fischer e Nova York Fed presidente Bill Dudley todos têm indicado o movimento seria algo que teria de ser examinado se as condições financeiras apertar e surgirem ameaças para o crescimento econômico.

"Embora não seja nosso cenário básico, se a economia EUA estiver enfraquecida suficientemente acreditamos que o Fed poderia considerar taxas negativas como um meio para aliviar a política", Mark Cabana, taxas estrategista do Bank of America Merrill Lynch, disse em uma nota aos clientes.

Leia mais aqui.

O Japão adotou taxa de juros negativas recentemente e isso afetou o equilíbrio das relações comerciais entre EUA e  Japão, fato que poderá levar os EUA a avaliar essa possibilidade, caso surjam indicativos de fraqueza na sua economia.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário