Visite o Canal Estudando Linguas e Temas Diversos (Powered Leco) e assista nossas videoaulas




quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Compartilhar: Brasil: Raízes do Atraso

Brasil: Raízes do Atraso - Fabio Giambiagi (Realçar: 10; Nota: 0)
-------------
"Impressiona sua disposição para lutar pela racionalidade econômica no Brasil. Há semelhanças com o trabalho do saudoso Roberto Campos, com a vantagem de que já não mais é necessário pregar no deserto, como Campos fez durante muito tempo. "
(Capítulo:Prefácio)
"Tem crescido a percepção de que os indivíduos se movem basicamente por incentivos e não pelo ativismo do Estado."
(Capítulo:Prefácio)
"Até o século XVIII, a América Latina era mais rica do que a do Norte."
(Capítulo:Prefácio)
"Escolhas desse tipo continuam sendo feitas, como a do aumento sistemático do valor real do salário mínimo, que é um dos culpados pela mediocridade do crescimento."
(Capítulo:Prefácio)
"Montesquieu, "o que é verdade numa época, é erro na outra". "
(Capítulo:Apresentação)
"O problema é que, talvez por essa dificuldade de analisar temas polêmicos em profundidade, para Ralph Waldo Emerson "um partido político é apenas um eufemismo elegante para poupar um homem do vexame de pensar". "
(Capítulo:Apresentação)
"Um ditado anônimo diz o seguinte: "O tempo é o melhor professor. Infelizmente, ele mata todos os seus alunos"
(Capítulo:Apresentação)
"Em 1988, a revista Veja publicou um longo artigo — desses que marcam época — de Mário Henrique Simonsen, criticando de forma ácida os rumos trilhados pela Assembléia Nacional Constituinte e o perfil assumido pelo que viria meses depois a ser a Nova Constituição. O artigo era uma espécie de manifesto em favor do liberalismo e denunciava uma série de mazelas que, na opinião do autor, passariam a acompanhar o Brasil se a nova carta constitucional fosse aprovada com a "cara" que estava sendo desenhada pelo desenrolar dos trabalhos no Congresso. "
(Capítulo:Apresentação)
"Mais de um membro daquela Assembléia Nacional Constituinte declarou anos depois que a Constituição teria assumido um perfil bem diferente se ela tivesse sido escrita em 1990, após a queda do Muro de Berlim. Como foi escrita antes desse episódio histórico, porém, ela foi uma espécie de "canto do cisne" do dirigismo distributivista."
(Capítulo:Apresentação)
"Introdução"
(Capítulo:1. Introdução)

Nenhum comentário:

Postar um comentário