Visite o Canal Estudando Linguas e Temas Diversos (Powered Leco) e assista nossas videoaulas




quarta-feira, 10 de abril de 2019

Produtividade

É sempre medida por trabalhador, pois tem de se saber quantos trabalhadores são empregados para alcançar aquela produção, e dentro de um período determinado, porque é necessário se saber em quanto tempo se produz determinada quantidade.

São determinantes específicos da produtividade:

1. Recursos naturais: nas atividades voltadas para a exploração desses recursos ­ agricultura, pesca, indústrias extrativas, etc. ­ a produtividade do trabalhador depende do grau de disponibilidade desses recursos (da fertilidade do solo, da dificuldade de extração, etc.).

2. Especialização e intensidade do trabalho: a produtividade depende também da própria qualificação dos trabalhadores (força, habilidade, especialização, nível cultural, etc.) e da intensidade com que trabalham, por exemplo, devido ao ritmo das máquinas.

3. Instrumentos de trabalho: pelo volume de meios de produção utilizado por cada trabalhador, geralmente, em contínua elevação, não somente em termos físicos, mas fundamentalmente em termos de valor de capital; e pela qualidade desses meios de produção em função da tecnologia embutida.

4. Escala de produção: quanto maior o estabelecimento, isto é, quanto maior o volume de sua força de trabalho e de seu capital, maior o montante de sua produção e, portanto, maior a escala em que esse estabelecimento produz, podendo auferir uma série de vantagens ­ utilização de equipamentos mais avançados tecnologicamente, melhor organização do processo produtivo, maior economia de mão de obra, etc.

5. Mudança tecnológica: em geral, o progresso técnico na produção se apresenta como a alteração nos instrumentos de trabalho ­ substituição da energia humana por outras formas de energia, integração num mesmo aparato técnico (máquina) diversas fases da produção de um determinado bem, elevação da velocidade de operação das máquinas, etc. ­ ou nos insumos utilizados na produção ­ mudança nos ingredientes dos produtos.

6. Reorganização do processo produtivo: a produtividade é determinada também pelo próprio modo como a produção está socialmente organizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário