Visite o Canal Estudando Linguas e Temas Diversos (Powered Leco) e assista nossas videoaulas




sábado, 10 de abril de 2021

Barômetros Globais apresentam trajetória de recuperação

Os Barômetros Globais da Economia sobem de forma expressiva pelo segundo mês seguido em abril, refletindo o avanço das campanhas de vacinação contra a covid-19 em diversos países e as perspectivas de aceleração do nível de atividade global nos próximos meses, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV). Nesta edição, todas as regiões pesquisadas registram melhora tanto na perspectiva corrente quanto nas expectativas em relação ao futuro.

O Barômetro Global Coincidente sobe 13,0 pontos em abril, de 102,8 pontos para 115,8 pontos, alcançando o maior nível desde 2011. O Barômetro Global Antecedente sobe 9,2 pontos, para 125,9 pontos, maior nível desde junho de 2010. Todas as regiões evoluíram favoravelmente no mês e de forma expressiva, tanto na perspectiva presente quanto futura.

'Os efeitos concretos do avanço dos programas de imunização em vários países sobre o nível de atividade econômica já são refletidos no avanço dos barômetros coincidentes em abril, de forma disseminada entre regiões e setores. A despeito de problemas persistentes em algumas cadeias logísticas importantes, o desempenho dos barômetros antecedentes sinaliza otimismo para os próximos meses, no contexto de controle da crise sanitária, dos estímulos fiscais recentemente aprovados para a economia norte-americana, e da forte expansão da economia chinesa.', avalia Paulo Picchetti, pesquisador do FGV IBRE.

Barômetro Coincidente - Indicadores de regiões e setores

Todas as regiões contribuem de forma positiva para o resultado agregado do Barômetro Coincidente em abril. A região da Ásia, Pacífico & África, contribui com 6,8 pontos, ou 52%, para a alta do Barômetro Coincidente Global, enquanto o Hemisfério Ocidental e a Europa contribuem, respectivamente, com 3,9 e 2,4 pontos. Apesar da incerteza ainda elevada quanto às perspectivas de controle da pandemia de covid-19, a percepção sobre a situação atual apresenta sensível melhora. Esta é a primeira vez, desde fevereiro de 2018, em que todas as três regiões registram indicadores coincidentes superiores aos 100 pontos (neutralidade). O gráfico do Press Release ilustra a contribuição de cada região para a distância do Barômetro Coincidente em relação ao nível médio histórico de 100 pontos.

Todos os cinco setores da pesquisa contribuem de forma positiva para o resultado agregado. As maiores contribuições vieram do conjunto de variáveis que refletem a evolução das economias em nível mais agregado (Desenvolvimento Econômico Geral), seguido pela Indústria. Esta é a primeira vez, desde 2017, em que todos os indicadores estão acima do nível de 100 pontos (neutralidade).

Barômetro Antecedente - Indicadores de regiões e setores

O Barômetro Antecedente Global antecipa os ciclos das taxas de crescimento mundial em três a seis meses. Assim como ocorre no Barômetro Coincidente, em abril de 2021 os indicadores antecedentes das três regiões contribuem de forma positiva para a alta de 9,2 pontos do Barômetro Global Antecedente. A região da Ásia, Pacífico & África contribui com 4,7 pontos, a Europa com 2,5 pontos e Hemisfério Ocidental com 2,0 pontos, após influenciar o resultado agregado de forma negativa nos dois meses anteriores.

Todos os indicadores antecedentes setoriais sobem em abril, influenciados pela continuidade das campanhas de vacinação no mundo e pela possibilidade de retorno da economia a uma situação de normalidade. Com os resultados, todos passam a registrar níveis superiores a 120 pontos, resultado que reflete grande otimismo em relação ao futuro próximo. A Construção e o Comércio são os setores mais otimistas. Após o grande baque no setor de Serviços, essa é a primeira vez em que o setor recupera, em nível global, as perdas ocorridas entre março e maio do ano passado, avançando para um nível elevado e superior ao da Indústria.

Em abril, todos setores contribuem positivamente para o resultado agregado do Barômetro Antecedente, com Comércio e Indústria contribuindo com mais de 2,0 pontos. Os demais setores contribuem com mais de 1,5 ponto para o resultado agregado.

(MR - Agência Enfoque)
Fonte: Enfoque
Recebido em: 09/04/2021 12:03:14
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário